Música e emoções. Como isso afeta seu cérebro?

Publicado em 9 de abril de 2020
A música é um fenômeno comum que atravessa todas as fronteiras de nacionalidade, raça e cultura. Uma ferramenta para despertar emoções e sentimentos. A música é muito mais poderosa do que a linguagem. Um interesse crescente em como o cérebro processa a emoção musical pode ser atribuído à maneira como ela é descrita como uma “linguagem de emoção” entre as culturas.
 
Seja dentro de filmes, orquestras ao vivo, concertos ou um simples estéreo doméstico, a música pode ser tão evocativa e avassaladora que só pode ser descrita como estando entre o pensamento e o fenômeno.
 
Mas por que exatamente essa experiência musical transcende distintamente outras experiências sensoriais? Como é capaz de evocar emoções de um modo incomparável a qualquer outro sentido?
A música pode ser pensada como um tipo de ilusão perceptual, da mesma maneira que uma colagem é percebida. O cérebro impõe estrutura e ordem numa sequência de sons que, com efeito, cria um sistema inteiramente novo de significado. A apreciação da música está ligada à capacidade de processar sua estrutura subjacente – a capacidade de prever o que ocorrerá a seguir na música. Mas essa estrutura tem que envolver algum nível do inesperado, ou se torna emocionalmente desprovida.
 
Compositores habilidosos manipulam a emoção dentro de uma canção sabendo quais são as expectativas do público e controlando quando essas expectativas serão (e não serão) alcançadas. Essa manipulação bem-sucedida é o que provoca os arrepios que fazem parte de qualquer música em movimento.
A música, embora pareça ser similar às características da linguagem, está mais enraizada nas estruturas cerebrais primitivas envolvidas na motivação, recompensa e emoção. Sejam as primeiras notas familiares de “Yellow Submarine” dos Beatles, ou as batidas que precedem “Back in Black” do AC/DC.
 
O cérebro sincroniza os osciladores neurais com o pulso da música (através da ativação do cerebelo) e começa a prever quando a próxima batida forte ocorrerá. A resposta ao “groove” é principalmente inconsciente. Ele é processado primeiro através do cerebelo e da amígdala, em vez dos lobos frontais.
A música envolve violações sutis de tempo e, porque sabemos através da experiência que a música não é ameaçadora, essas violações são finalmente identificadas pelos lobos frontais como uma fonte de prazer. A expectativa gera antecipação que, quando alcançada, resulta na reação de recompensa.
 
Mais do que qualquer outro estímulo, a música tem a capacidade de evocar imagens e sentimentos que não precisam necessariamente serem refletidos diretamente na memória. O fenômeno geral ainda mantém um certo nível de mistério. As razões por trás da “emoção” de ouvir música estão fortemente ligadas a várias teorias baseadas na sinestesia.
Quando nascemos, nosso cérebro ainda não se diferenciou em diferentes componentes para diferentes sentidos – essa diferenciação ocorre muito mais tarde na vida. Assim, como bebês, é teorizado que nós vemos o mundo como uma grande e pulsante combinação de cores, sons e sentimentos, tudo fundido em uma única experiência – sinestesia final. À medida que nossos cérebros se desenvolvem, certas áreas tornam-se especializadas em visão, fala, audição e assim por diante.
 
O professor Daniel Levitin, neurocientista e compositor, descompacta o mistério da emoção na música, explicando como os centros emocionais, de linguagem e de memória do cérebro estão conectados durante o processamento da música – proporcionando o que é essencialmente uma experiência sinestésica. A extensão dessa conexão é aparentemente variável entre os indivíduos, que é como certos músicos têm a capacidade de criar músicas que estão cheias de qualidade emocional, e outras simplesmente não conseguem. Sejam clássicos dos Beatles e Stevie Wonder ou riffs de fogo de Metallica e Led Zeppelin, a preferência por um certo tipo de música tem um efeito sobre sua própria experiência. Pode ser esse nível elevado de experiência em certas pessoas e músicos que lhes permite imaginar e criar músicas que os outros simplesmente não conseguem, pintando sua própria imagem sonora.
 
https://psychcentral.com/lib/music-how-it-impacts-your-brain-emotions


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