Qual é o som da sua marca?

Publicado em 9 de abril de 2020

O QUE SUA MARCA VENDE?

 

Há bem pouco tempo atrás, as respostas esperadas para essa simples pergunta seriam algo como “bens”, “produtos” ou “serviços”. Mas as mudanças nos padrões de consumo são rápidas e hoje vivemos uma época em que o sucesso e a permanência no mercado estão reservados àquelas empresas capazes de criar e vender verdadeiras experiências de consumo, e não simplesmente produtos ou bens.

 

No nosso tempo, os consumidores buscam por experiências de serviço complementares a seus estilos de vida, e, para isso, procuram marcas que dialoguem com suas aspirações. O modo como as pessoas se enxergam, o que elas desejam e a forma como tomam suas decisões de compra são definidos por questões que envolvem sentidos, estilo e, sobretudo, autenticidade.

 

É a era do “Marketing Sensorial”, onde os consumidores levam em consideração estímulos e sensações ao definir suas opções de compra.

 

Nesse empolgante cenário, um dos nossos sentidos em especial desponta como elemento-chave para compreender o marketing do novo século. O sentido que está sempre em alerta e que nos traz emoções de uma forma bem particular, de uma maneira muito íntima, primeiro sentido que nós desenvolvemos: a audição.
No rol das nossas primeiras sensações vividas – e que permanecem com a gente pela vida toda – estão a batida do coração, o som na intimidade do ventre materno e a voz de nossas mães. Nesse sentido, as ondas sonoras se apresentam como um instrumento muito poderoso para atingir a intimidade das pessoas.
É o som, na forma de música, que deixa o mundo descobrir como nos sentimos dentro de nós mesmos. Dessa forma, aquilo que escutamos (e experimentamos!) enquanto consumidores significa muito mais do que aquilo que unicamente vemos.
Diante desse quadro, a música tem se tornado cada vez mais um canal de comunicação autônomo dentro das empresas, necessitando, por isso, de uma abordagem profissional, coerente e planejada, que convencionou-se chamar de Music Branding. Ao enfrentar esses desafios contemporâneos, a comunicação sonora de uma marca deve considerar em sua estratégia elementos distintos como o som, o público e o ambiente sonoro.
A equação envolve aquilo que está sendo tocado, para quem está sendo tocado e onde está sendo tocado. Convido você a embarcar comigo nessa viagem sonora ao mundo do Music Branding, tendo em mente que comunicar através da música é comunicar diretamente através das emoções.
Qual é o som da sua marca?
Introdução do livro – Music Branding de Guto Guerra.


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